Desenvolver uma forte atuação comercial, identificando novos mercados, nichos, fortalecendo a presença dos associados nos mercados já conhecidos, diversificando a atuação de cada associado e diluindo os riscos das operações.
dotar todos os membros do Instituto de recursos compartilhados (servidores), sistemas, processos e treinamentos capazes de agregar valor ao produto final de cada associado.
Criar uma metodologia padronizada capaz de medir os custos de cada empresa, de cada operação, identificando pontos de perdas financeiras. Contratar serviços em grupo de forma a reduzir o custo unitário dos insumos. Exp: Telefonia, SMS, Impressão etc.
Criação de um conjunto de métricas setoriais capazes de medir a atuação das empresas do setor, antecipando-se a qualquer medição decorrente do cliente contratante.
Criação de uma ouvidoria, com objetivo de apoiar os clientes que se sentirem mal atendidos, dirigindo a cada empresa associada a reclamação , cobrando solução e retornando ao cliente.
Tornar o Instituto um órgão de mediação entre devedores e os contratantes.